Proposta de referencial e teoria: Fortalecer a criatividade através da leitura
Fortalecer a criatividade através da leitura
No dia a dia, nos deparamos com o funcionamento da sociedade com sua cultura e desdobramentos histórico e políticos dentro das contemporaneidades. Dentro de seu processo criativo, podemos observar as obras de outros autores e aprender com eles. Indo além, avançando o seu pensamento pelo processo de diálogo e aperfeiçoamento. Apresentarei alguns livros ao longo das publicações que podem estimular este processo de reformulação de ideias e conceitos dentro de uma perspectiva criativa.
Hoje, darei um enfoque num aspecto que pode ajudar ao leitor e a leitora deste blog que é o fortalecimento da paciência dentro do processo criativo, nos primeiros desenhos, brainstorms e os demais processos para a criação da obra ou produto final. Os livros possuem informações cruciais que podem se tornar fundamentos para o desenrolar da ideia e da solução.
Análise de nível introdutório do Livro O Poder da Paciência de M. J. Ryan.
Na página 47, o título me chamou a atenção para a construção da tenacidade na busca de soluções.
É melhor tentar solucionar um problema do que tentar se desvencilhar dele.
"Eu penso e penso, durante meses e anos, e em 99 vezes a conclusão está errada. Na centésima vez eu acerto". Albert Einstein
Com esta duas frases, podemos extrair um significado profundo que permeia a etapa do planejamento. Para esta análise adoto planejamento como o ato mental atingir um determinado fim. É uma definição rasa, se você deseja aprofundar deixo um artigo que discute a distinção entre os conceitos: A APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ESCOLA Profa. HELOÍSA LÜCK, Publicado na revista Gestão em Rede, no. 19, abril, 2000, p. 8-13. Disponível em <Microsoft Word - LUCK_PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - ARTIGO.DOC>.
O ato criativo pode apresentar uma ideia inicial. Que será aperfeiçoada com o ato de pensar. Como disse Einstein, pensar de maneira consistente e geralmente a conclusão está equivocada, no entanto, no ápice das tentativas há a manifestação do acerto.
Proposta de solução provisória na análise.
O ciclo do pensamento racional é pensar repetidas vezes até um estágio de saturação, depois de possíveis dias, meses e anos. Um processo que exige tempo e disposição para ter sucessíveis erros de percurso, mas no fim você atinge a resposta certa.
Comentários
Postar um comentário